Fiscal Mobile

Identidade Visual, Branding, UI Design, UX Design

O Fiscal Mobile é um produto da M2M Solutions que visa oferecer tecnologia eficiente para auxiliar no trabalho dos fiscais das empresas de mobilidade urbana. O desafio do projeto consistiu em fazer branding da marca e redesenhar o app, modernizando a solução e reposicionando o produto no mercado.
Brainstorming e Análise Heurística
Fiz um profundo estudo heurístico do app, navegando de ponta à ponta para entender os pontos fortes e fracos do projeto, levando em consideração reuniões com usuários para definir quais são suas reais necessidades ao usar o produto. Isso me deu a visão ampla das possibilidades de mudança sem comprometer a conversação cognitiva assertiva que já ocorre no app atual.

Brainstorming e roughs das ideias sobre o projeto

Branding da marca
O redesign da logo veio acompanhada de uma nova paleta, que faz total referência à paleta da empresa e que deixa o produto em conformidade com a identidade visual da M2M. A proposta é ousada e abusa das curvas para fazer menção às curvas das ruas, por onde os ônibus passam dia-a-dia.

Novo ícone do aplicativo

Wireframe + Protótipo
Essa parte foi uma parte fundamental para obter o sucesso do job, uma vez que o protótipo navegável facilitou o entendimento e a interação do cliente com o futuro app. Para este projeto, eu utilizei o Adobe XD como ferramenta de prototipação e o resultado foi extremamente positivo para eu coletar os feedbacks necessários para avançar para a reta final do projeto.

Prototipação do aplicativo no Adobe XD

Usabilidade e Experiência do Usuário
Visando a melhor experiência do usuário com o produto, cheguei a conclusão de que uma navegação linear, fazendo uso dos recursos de swipe dos dispositivos móveis para proporcionar ao usuário uma navegação fluida e com o mínimo de cliques possível.

A usabilidade linear tem sido utilizada em produtos voltados para social media e tem tido aderência exponencial com usuários de todos os níveis de conhecimento tecnológico e, neste projeto, a aderência foi instantânea e a satisfação dos usuários ao utilizarem o protótipo só confirmou o que os relatórios apontavam.

O gesto de swipe tem dado fluidez e maior navegabilidade para aplicativos com poucas camadas de conteúdo

O resultado foi um produto enxuto, com usabilidade fluida e que convida o usuário a usar mais e mais o produto pela grande facilidade que o usuário final tem de navegar e utilizar as ferramentas disponíveis no app.
Back to Top